terça-feira, 30 de outubro de 2012

PROJETO NATUREZA "CRIANÇAS SÃO SEMENTES"



MANUELA




PROJETO:
Natureza

                                                                                        



                                                                                    




PAC CARITAS SÃO PEDRO -  PREFEITURA DO MUNICIPIO DE TA BOÃO DA SERRA
Projeto Natureza

PÚBLICO ALVO:  MINI MATERNAL C
PROFESSORA: Manuela

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”


Justificativa

O projeto natureza surgiu através da problemática população do nosso planeta, que por sua vez cresce descontroladamente, um crescimento desordenado, assim aumentando os problemas ambientais como: alta produção de lixo, desmatamento, poluição do ar e da água, animais em extinção, entre outros. Para desenvolver e aplicar este projeto na educação infantil com turmas do mini maternal, escolhemos trabalhar com os animais, pois os mesmos têm uma importante presença no mundo e no cotidiano das crianças como em: desenhos animados, histórias infantis, jogos, musicas, filmes, como animais de estimação. Dando ênfase não somente nos animais, más também na sustentabilidade do planeta. Palavrinhas mágicas reduzir, reutilizar e reciclar.

Objetivos

·         Conscientizar os alunos quanto à importância dos cuidados do nosso meio ambiente.
·         Incentivar o processo de reciclagem e a importância da separação do lixo.
·         Compreender o nosso papel como cidadão responsável.
·         Preocupar-se com a preservação da natureza e sua importância para os seres vivos.
·         Diferenciar e identificar vários animais, suas características, onde vivem, o que comem, suas formas e tamanhos e suas cores.
·         Reconhecer que os animais são seres vivos, assim como as plantas, as flores, as árvores, os seres humanos. 
·         Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades e como economizá-la.
·         Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio em que vive.
·         Conhecer as causas de poluição e degradação da natureza.


Estratégias
A cada semana o professor elabora atividades que envolvam as habilidades correspondentes a sua turma “mini maternal”.
Vamos realizar em sala de aula experiências com plantas, sementes, ervas medicinais.
Também vamos confeccionar cartazes, máscaras, brinquedos, fazer desenhos, pinturas, que se relacionem com o tema.
Vamos construir lixeiras para coleta seletiva.

Habilidades
Linguagem oral e escrita
  Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
 Desenvolver compreensão, utilizando a fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.
  Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor.
  Comunicar-se no cotidiano, reconhecendo os diferentes falantes em um ambiente (professor, pais, demais crianças, dirigindo o olhar ao falante, reagindo corporalmente e verbalmente)
  Compreender e atender em diferentes níveis, aos pedidos e instruções que lhes são dirigidos (contextos).
  Nomear objetos do seu entorno se fazendo entender progressivamente por meio de sua fala.
  Comunicar recados, compreendendo o assunto.
  Fazer uso da fala nos jogos e nas brincadeiras.
  Manusear e identificar diferentes portadores de textos.
  Participar de brincadeiras com rodas de versos, cantigas, entre outros.
 


Matemática
  Observar formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem.
  Comparar figuras geométricas, dimensionar espaços percebendo relações de tamanhos e formas.
  Adquirir noções de lateralidade e comunicar o deslocamento direção e sentido com o próprio corpo.
  Utilizar noções de quantidade na contagem oral, em jogos, brincadeiras e músicas junto ao professor.
  Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações organizadas de forma a descobrir características e possibilidades (empilhar, encaixar).
 Perceber a seqüência numérica entendendo a sucessão dos números.


Natureza e Sociedade
ü  Cuidar do meio ambiente e de seus pertences com atitude de preservação.
ü  Conhecer o ambiente físico e social por meio das brincadeiras.
  Buscar segurança física e emocional na relação com o meio e com as pessoas.
  Compreender e atender ao combinados em diferentes níveis, apropriando-se dos modos de ser, de viver e de se trabalhar em grupo.
 Observar fenômenos e elementos da natureza presentes no cotidiano ou não (ex: mudanças climáticas).
  Estabelecer contato e relações entre diferentes espécies de seres vivos, observando suas características e necessidade.
 Vivenciar os processos de transformação de elementos (ex: experiências, receitas, reciclagem).
  Identificar algumas espécies da fauna e da flora brasileira.
  Conhecer os riscos ambientais e identificar ações que contribuam para preservação e qualidade de vida.


Movimento
  Ampliar o conhecimento do esquema corporal e da interação com os outros.
  Demonstrar uma atitude positiva em relação ao próprio corpo, do outro e o prazer ao movimentar-se.
  Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral.
  Interagir com parceiros em brincadeiras (jogos simbólicos e jogos de regras simples tradicionais) e outras expressões da cultura corporal.
  Participar de brincadeiras tradicionais cantadas que envolvam representações de papéis.
  Participar de brincadeiras de roda imitando gestos e cantos dos adultos e colegas.
  Ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar.
  Explorar diversas formas de ritmos de acordo com músicas e dinâmicas específicas.

Artes Visuais
  Manipular diferentes materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, entre outros.
  Manipular diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.
  Observar e experimentar transformações (tintas, massas...) utilizando elementos da natureza (folhas, sementes, flores, terras de diferentes cores e texturas).
  Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
  Conhecer diversas produções artísticas, como: desenhos, pinturas esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinemas, etc.


Música
 Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos que envolvam improvisação musical.
  Reconhecer a linguagem musical como meio de expressão e comunicação utilizados nos contextos sociais.
 Manipular instrumentos musicais e objetos sonoros, percebendo as possibilidades resultantes.
  Vivenciar experiências que integram: música, movimento e demais expressões: corporal, teatral e visual.
Estabelecer relações diretas entre musicas e o movimento.
  Refletir sobre o importante papel que a música representa na nossa cultura (sua forma de conhecer e representar o mundo).
  Identificar as diferentes formas de registros e cuidar de sua preservação (partitura, CDS, fitas, mp3, outros) e recursos de acesso e divulgação.


Recursos
Usaremos diversos materiais, como: tinta, lápis de cor, giz de cera, areia, algodão, revistas, jornais, fotos, livros, papeis, canetinha, isopor, massinha de modelar, filmes e músicas que abordem o assunto, sementes, ervas medicinais e materiais recicláveis.
Avaliação
A cada atividade o professor observará a interação, o aproveitamento e o desenvolvimento do grupo e de cada aluno individualmente no desenrolar das atividades propostas. Além da observação será feito o registro e o portfólio.
Fechamento
Para finalizar o projeto, serão confeccionados em sala de aula: brinquedos com sucatas e cartazes para mostra cultural.























Nenhum comentário:

Postar um comentário