MANUELA
PROJETO:
IDENTIDADE
“DESCOBRINDO O MUNDO”
PAC CARITAS SÃO PEDRO
PREFEITURA DO MUNICIPIO DE TABOÃO DA
SERRA
2012
·
PÚBLICO ALVO: Mini Maternal C
PROFESSORA: Manuela
“Não corra atrás das
borboletas, plante uma flor no seu jardim e todas as borboletas irão até elas.” (D. ELHERS)
Projeto: Identidade “ Descobrindo o Mundo”
Justificativa
Observando o nosso grupo de alunos
(mini maternal), detectamos singularidades e necessidades próprias da faixa
etária, no qual o projeto identidade “descobrindo o mundo” tem por finalidade
contemplar tais particularidades próprias da idade, como desenvolver na criança
o conhecimento global do ser humano, o que implica em: conhecer seu próprio
corpo, ampliar conceitos de higiene pessoal e saúde, desenvolver a autonomia,
ampliar e amadurecer os aspectos culturais, estabelecer relações interpessoais,
entre estes, valores perdidos com o desenvolvimento contínuo da sociedade a
qual estão inseridos.
Objetivos
- Fazer com que a criança construa sua identidade e desenvolva autonomia.
- Reconhecer a si e ao outro, assim como seu espaço e o espaço do outro.
- Promover hábitos de higiene pessoal necessário ao dia a dia.
- Fazer com que a criança seja capaz de relatar história de sua vida, sua família, como também dados do seu cotidiano.
- Desenvolver e incentivar a criatividade e habilidades de cada criança.
- Descobrir e conhecer seu corpo, suas potencialidades e seus limites.
- Estabelecer vínculos afetivos com adultos e crianças, ampliando possibilidades de comunicação e interação social.
- Brincar, expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e preferências.
Estratégias
- A cada semana o professor elabora atividades diferenciadas que contemplem habilidades apropriadas para o nosso público alvo.
- Será apresentado ás crianças diversos materiais como: giz de cera, lápis de cor, tinta, canetinha, diversos tipos de papeis, cola, tesoura, entre outros.
- Produzir com os alunos textos coletivos, cartas, desenhos, receitas, brincadeiras com diversos temas onde as crianças poderão expressar seus sentimentos, emoções, habilidades, criatividades e etc.
- Identificar os objetivos, vontades, particularidades de cada criança e do grupo em geral.
- Trabalhar com diversas músicas, com histórias infantis, obras de arte, jogos e etc.
Habilidades
Movimento
- Reconhecer as partes do próprio corpo por meio de sua exploração e com diferentes estratégias (brincadeiras, uso do espelho, interação com os outros);
- Demonstrar uma atitude positiva em relação ao próprio corpo, do outro e o prazer ao movimentar-se;
- Usar a linguagem corporal e/ou verbal para expressar motivos, razões e as próprias vivências;
- Perceber sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo;
Música
- Expressar-se produzindo sons com a voz, com o corpo e com materiais diversos, intercalados com o silêncio;
- Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos que envolvam improvisação musical;
- Desenvolver memória musical através do repertório de canções vivenciadas em diversas situações de aprendizagem;
- Vivenciar experiências que integram: música, movimento e demais expressões: corporal, teatral e visual;
- Estabelecer relações diretas entre músicas e o movimento.
Linguagem Oral e Escrita
- Conhecer os usos e funções da escrita dentro de uma rede de práticas sociais;
- Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
- Desenvolver a compreensão, utilizando a fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva;
- Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor;
- Nomear objetos de seu entorno se fazendo entender progressivamente por meio da fala;
- Expressar oralmente seus desejos, sentimentos e necessidades, emitindo opiniões sobre os assuntos;
- Seguir instruções e responder solicitações compreendendo seus contextos significativos;
- Comunicar recados, compreendendo o assunto;
- Fazer uso da fala nos jogos e nas brincadeiras;
- Manusear e identificar diferentes portadores de textos.
Matemática
- Utilizar unidade de tempo: dia, mês e ano, para marcar acontecimentos no calendário estabelecendo relações;
- Observar formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem;
- Comparar figuras geométricas, dimensionar espaços percebendo relações de tamanho e forma;
- Adquirir noções de lateralidade e comunicar o deslocamento direção e sentido com o próprio corpo;
- Utilizar noções de quantidade na contagem oral, em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor;
- Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações organizadas de forma a descobrir características e possibilidades (empilhar, encaixar).
Natureza e Sociedade
·
Conhecer a si mesmo e reconhecer
sensações, sentimentos, interesses, preferências, limitações e as
possibilidades de movimento;
·
Cuidar-se e perceber as
necessidades de higiene, alimentação e saúde para o bem estar individual e
coletivo;
·
Relacionar-se por meio de
vivências do cotidiano e brincadeiras identificando alguns papéis sociais em
seus grupos de convívio;
·
Cuidar do ambiente e de seus
pertences com atitude de preservação;
·
Conhecer o ambiente físico e
social por meio das brincadeiras;
·
Participar de brincadeiras,
jogos, histórias e canções relacionadas as tradições culturais de sua
comunidade interagindo com adultos e outras crianças;
·
Buscar segurança física e
emocional na relação com o meio e com as pessoas;
·
Compreender e atender aos
combinados em diferentes níveis, apropriando-se dos modos de ser, de viver e de
trabalhar em grupo;
·
Localizar-se no tempo e no espaço
através de situações cotidianas;
·
Reconhecer e nomear as partes do
corpo por meio do seu uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras
e perceptivas;
·
Relatar acontecimentos, trocando
ideias e informações;
·
Ampliar repertório de histórias,
brincadeiras, jogos, danças e canções que retratem as tradições culturais.
Artes
·
Manipular materiais, como lápis e
pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, entre
outros;
·
Manipular diferentes meios, como
tintas, água, areia, terra, argila, carvão, entre outros;
·
Manipular diferentes suportes gráficos,
como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
·
Utilizar diferentes materiais
para um jogo de construção para que possam ser empilhados, encaixados,
justapostos, colados, entre outros;
·
Reconhecer diferentes movimentos
gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
·
Cuidar do próprio corpo e dos
colegas no contato com os suportes e materiais de artes;
·
Organizar e cuidar dos materiais
dos trabalhos e objetos produzidos individualmente, ou em grupo;
·
Observar e identificar imagens diversas;
·
Conhecer diversas produções
artísticas, como: desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias,
colagens, ilustrações, cinemas, etc.;
·
Expressar-se produzindo sons com
a voz, com o corpo e com materiais diversos, intercalados com o silêncio;
·
Participar de brincadeiras e
jogos cantados e rítmicos que envolvam improvisação musical;
·
Desenvolver memória musical
através do repertório de canções vivenciadas em diversas situações de
aprendizagem;
·
Vivenciar experiências que
integram: música, movimento e demais expressões: corporal, teatral e visual;
·
Estabelecer relações diretas
entre músicas e o movimento.
Recursos
Avaliação
A cada atividade será observado o desenvolvimento coletivo e
individual da sala, onde observaremos o desenvolvimento psíquico motor, o
cognitivo, a socialização, a interação, a organização, o desenvolvimento
visual, auditivo, o paladar entre outros e portfolio.
Fechamento
Iremos construir um portfólio, abordando os temas
trabalhados em sala de aula e um livro de musica e mostra cultural.
Manuela gostei muito do seu trabalho.
ResponderExcluirOi manu adorei beijos e saudades farei com meus pequenos
ResponderExcluir