terça-feira, 30 de outubro de 2012

PROJETO IDENTIDADE "DESCOBRINDO O MUNDO"



MANUELA




PROJETO:

IDENTIDADE  “DESCOBRINDO O MUNDO”







PAC CARITAS SÃO PEDRO
  PREFEITURA DO MUNICIPIO DE TABOÃO DA SERRA
2012
·         PÚBLICO ALVO:  Mini Maternal C
PROFESSORA: Manuela

“Não corra atrás das borboletas,  plante uma flor no seu jardim  e todas as borboletas irão até elas.” (D. ELHERS)

Projeto: Identidade “ Descobrindo o Mundo”

Justificativa

            Observando o nosso grupo de alunos (mini maternal), detectamos singularidades e necessidades próprias da faixa etária, no qual o projeto identidade “descobrindo o mundo” tem por finalidade contemplar tais particularidades próprias da idade, como desenvolver na criança o conhecimento global do ser humano, o que implica em: conhecer seu próprio corpo, ampliar conceitos de higiene pessoal e saúde, desenvolver a autonomia, ampliar e amadurecer os aspectos culturais, estabelecer relações interpessoais, entre estes, valores perdidos com o desenvolvimento contínuo da sociedade a qual estão inseridos.

    Objetivos
  • Fazer com que a criança construa sua identidade e desenvolva autonomia.
  • Reconhecer a si e ao outro, assim como seu espaço e o espaço do outro.
  • Promover hábitos de higiene pessoal necessário ao dia a dia.
  • Fazer com que a criança seja capaz de relatar história de sua vida, sua família, como também dados do seu cotidiano.
  • Desenvolver e incentivar a criatividade e habilidades de cada criança.
  • Descobrir e conhecer seu corpo, suas potencialidades e seus limites.
  • Estabelecer vínculos afetivos com adultos e crianças, ampliando possibilidades de comunicação e interação social.
  • Brincar, expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e preferências.


Estratégias
  • A cada semana o professor elabora atividades diferenciadas que contemplem habilidades apropriadas para o nosso público alvo.
  • Será apresentado ás crianças diversos materiais como: giz de cera, lápis de cor, tinta, canetinha, diversos tipos de papeis, cola, tesoura, entre outros.
  • Produzir com os alunos textos coletivos, cartas, desenhos, receitas, brincadeiras com diversos temas onde as crianças poderão expressar seus sentimentos, emoções, habilidades, criatividades e etc.
  • Identificar os objetivos, vontades, particularidades de cada criança e do grupo em geral.
  • Trabalhar com diversas músicas, com histórias infantis, obras de arte, jogos e etc.

Habilidades

Movimento
  • Reconhecer as partes do próprio corpo por meio de sua exploração e com diferentes estratégias (brincadeiras, uso do espelho, interação com os outros);
  • Demonstrar uma atitude positiva em relação ao próprio corpo, do outro e o prazer ao movimentar-se;
  • Usar a linguagem corporal e/ou verbal para expressar motivos, razões e as próprias vivências;
  • Perceber sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo;
Música
  • Expressar-se produzindo sons com a voz, com o corpo e com materiais diversos, intercalados com o silêncio;
  • Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos que envolvam improvisação musical;
  • Desenvolver memória musical através do repertório de canções vivenciadas em diversas situações de aprendizagem;
  • Vivenciar experiências que integram: música, movimento e demais expressões: corporal, teatral e visual;
  • Estabelecer relações diretas entre músicas e o movimento.

Linguagem Oral e Escrita
  • Conhecer os usos e funções da escrita dentro de uma rede de práticas sociais;
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
  • Desenvolver a compreensão, utilizando a fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva;
  • Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor;
  • Nomear objetos de seu entorno se fazendo entender progressivamente por meio da fala;
  • Expressar oralmente seus desejos, sentimentos e necessidades, emitindo opiniões sobre os assuntos;
  • Seguir instruções e responder solicitações compreendendo seus contextos significativos;
  • Comunicar recados, compreendendo o assunto;
  • Fazer uso da fala nos jogos e nas brincadeiras;
  • Manusear e identificar diferentes portadores de textos.
Matemática
  • Utilizar unidade de tempo: dia, mês e ano, para marcar acontecimentos no calendário estabelecendo relações;
  • Observar formas geométricas presentes em  elementos naturais e nos objetos criados pelo homem;
  • Comparar figuras geométricas, dimensionar espaços percebendo relações de tamanho e forma;
  • Adquirir noções de lateralidade e comunicar o deslocamento direção e sentido com o próprio corpo;
  • Utilizar noções de quantidade na contagem oral, em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor;
  • Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações organizadas de forma a descobrir características e possibilidades (empilhar, encaixar).

Natureza e Sociedade
·         Conhecer a si mesmo e reconhecer sensações, sentimentos, interesses, preferências, limitações e as possibilidades de movimento;
·         Cuidar-se e perceber as necessidades de higiene, alimentação e saúde para o bem estar individual e coletivo;
·         Relacionar-se por meio de vivências do cotidiano e brincadeiras identificando alguns papéis sociais em seus grupos de convívio;
·         Cuidar do ambiente e de seus pertences com atitude de preservação;
·         Conhecer o ambiente físico e social por meio das brincadeiras;
·         Participar de brincadeiras, jogos, histórias e canções relacionadas as tradições culturais de sua comunidade interagindo com adultos e outras crianças;
·         Buscar segurança física e emocional na relação com o meio e com as  pessoas;
·         Compreender e atender aos combinados em diferentes níveis, apropriando-se dos modos de ser, de viver e de trabalhar em grupo;
·         Localizar-se no tempo e no espaço através de situações cotidianas;
·         Reconhecer e nomear as partes do corpo por meio do seu uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
·         Relatar acontecimentos, trocando ideias e informações;
·         Ampliar repertório de histórias, brincadeiras, jogos, danças e canções que retratem as tradições culturais.




Artes
·         Manipular materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, entre outros;
·         Manipular diferentes meios, como tintas, água, areia, terra, argila, carvão, entre outros;
·         Manipular diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
·         Utilizar diferentes materiais para um jogo de construção para que possam ser empilhados, encaixados, justapostos, colados, entre outros;
·         Reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
·         Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes;
·         Organizar e cuidar dos materiais dos trabalhos e objetos produzidos individualmente, ou em grupo;
·         Observar e identificar imagens diversas;
·         Conhecer diversas produções artísticas, como: desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinemas, etc.;
·         Expressar-se produzindo sons com a voz, com o corpo e com materiais diversos, intercalados com o silêncio;
·         Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos que envolvam improvisação musical;
·         Desenvolver memória musical através do repertório de canções vivenciadas em diversas situações de aprendizagem;
·         Vivenciar experiências que integram: música, movimento e demais expressões: corporal, teatral e visual;
·         Estabelecer relações diretas entre músicas e o movimento.




Recursos
Vamos utilizar diversos materiais como: revistas, jornais. Rótulos de objetos, fotos, livros, DVD, CD, areia, algodão, jornais de mercados, espelho, diversos alimentos como salgado, doce, azedo, mole duro, líquido, pastoso e etc.
Avaliação

A cada atividade será observado o desenvolvimento coletivo e individual da sala, onde observaremos o desenvolvimento psíquico motor, o cognitivo, a socialização, a interação, a organização, o desenvolvimento visual, auditivo, o paladar entre outros e portfolio.

Fechamento
Iremos construir um portfólio, abordando os temas trabalhados em sala de aula e um livro de musica e mostra cultural.
Tapete das Sensações



2 comentários: