sábado, 23 de fevereiro de 2013



 Professor...

Tomai sobre vos o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mt. 11:29
 
 
Discreta missão
Nobre profissão.
Tanta celebridade ensina.
Porém, no anonimato, o professor fica.
 
O professor que pega na mão
Fala à criança com mansidão
Ajuda-a caminhar.
 
Aluno aprende com professor -
Professor com o aluno
Uma mescla de autoridade com reciprocidade
 
Professor, apesar de profissional
Dá vazão à emoção.
Embora as lágrimas não irrompam face abaixo
Acelera-se o seu coração.
Motivo:
O pequeno que aprendeu as cores, letras e formas...
O pequeno que brinca, sorri e chora...
O pequeno que aprendeu as palavras garatujar...
O pequeno que já sabe seus pensamentos expressar...
O pequeno que lê desengonçadamente o tudo que vê pela frente...
O pequeno que agora escreve e lê de forma decente...
O pequeno que vai embora pra outra escola – vai crescer e ser alguém.
Não há louros, medalhas ou prêmios,
Apenas uma lembrança daquele petiz,
Que um dia foi o seu aprendiz.

Você pode fazer a massa junto com as crianças e mostrar a "mágica das cores" quando a anilina se mistura com a massa.

Receita:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de sal
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de chá de pó xadrez
- 1 colher de chá de óleo.

Preparando:

Dissolver o pó xadrez na água. Misturar a farinha com o sal e o óleo e ir acrescentando o líquido anterior até obter uma consistência de massa que não grude nas mãos. A quantidade de pó xadrez depende do seu gosto, se deseja mais ou menos escuro é só por mais ou menos pó xadrez. Se ficar muito mole é só acrescentar mais farinha de trigo. Para guardar, embrulhe num pano úmido e coloque dentro de um plástico. Esta massa fica muito boa para trabalhar nos primeiros cinco dias, depois vai formando uma crosta mais dura na superfície que é necessário tirar antes de começar a trabalhar.

Observações:

a) Essa brincadeira serve para desenvolver a coordenação motora fina (das mãos). Pode ser utilizada para fixação da história.
b) Não se deve prolongar nesta atividade (mais ou menos 10 à 15 minutos). Cante músicas de diferentes ritmos (lentos, acelerados), e incentive as crianças a baterem na massa de acordo com o ritmo da música.
c) Sempre termine com música lenta. Ao término da atividade leve cada criança a guardar sua massinha no lugar previamente definido







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário